quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Biografia de Luis da Gama


Luís Gonzaga Pinto da Gama (1830 – 1882), patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras, poeta, advogado, jornalista e um dos mais combativos abolicionistas de nossa história. Advogado, jornalista e escritor brasileiro nascido em Salvador, Estado da Bahia, notável por suas atitudes pela abolição da escravatura e pelos direitos dos oprimidos. Filho de um fidalgo português, branco de origem portuguesa, de uma rica família baiana, e duma africana de nome de Luísa Maheu ou Mahin, africana da nação Nagô, alforriada e que trabalhava no comércio como quitandeira e que foi deportada para o Rio de Janeiro (1837), acusada de participação na Sabinada.

Depois que sua mãe foi exilada por motivos políticos, Luís, com apenas 10 anos, foi vendido como escravo pelo próprio pai, como pagamento de dívida de jogo de azar, sendo levado para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo. Foi comprado pelo alferes Antonio Pereira Cardoso, proprietário de uma fazenda no município de Lorena. Em 1847, o alferes recebeu a visita do jovem estudante Antonio Rodrigues do Prado Júnior, que, afeiçoando-se a Luís, ensinou-o a ler e a escrever. Em 1848, Luís da Gama fugiu, pois sabia que sua situação era ilegal, já que era filho de mãe livre.

Após seis anos de uma tumultuada carreira no exército, deu baixa no serviço militar em 1854. Dois anos depois voltou à Força Pública. Autodidata conseguiu uma carta de advogado provisionado, com a qual defendeu e libertou na Justiça mais de 500 escravos. Na década seguinte tornou-se jornalista de renome, ligado aos círculos do Partido Liberal. É dele a frase:

"Perante o Direito, é justificável o crime do escravo perpetrado na pessoa do Senhor".

Conhecido como o "amigo de todos", tinha em casa uma caixa com moedas que dava aos negros em dificuldades que vinham procurá-lo. Influenciou grandes figuras como Raul Pompéia, Alberto Torres e Américo de Campos, contudo morreu em 24 de agosto de 1882, seis anos antes da Abolição da escravatura.

Nenhum comentário: